BITCOIN

Bitcoin (BTC)
0.98%
$ 61,929.00
$ 606.90
⇣ 59,995.00
25 Oct
⇡ 62,028.00

Foi a primeira iniciativa bem sucedida de uma moeda digital e teve seu protocolo de programação desenvolvido com a intenção de atingir dois objetivos 1. criar uma reserva de valor que conseguisse transportar energia monetária de forma satisfatória ao longo dos anos; 2. desenvolver um sistema de pagamento de ponta a ponta.

Dados Técnicos

Nome: Bitcoin

Símbolo: BTC

Fornecimento total: 21,000,000

Fornecimento Circulante: 18,686.162

Exchanges Listadas: Binance, CoinBase Pro, Okex, HuoBi Global, Uniswap, Kraken, Binance US, Bitstamp, Bittrex, Bitfinex, Gemini, Poliniex, CEX.IO, Upbit, Liquid e Uniswap (V2).

Pares de Negociação Aceitos: ETH, USDT, BUSD, USDC, TUSD, USD, BRL, EUR, JPY, SGD, HUSD, UST, GBP, PAX.

Categoria: Pagamentos / reserva de valor

Setor: Serviço de pagamentos

ATH: US 64.941,00

Marketcap: US 1.062.653.859.480

ATH Marketcap: US 1.213.497.175.599

Rede suportada: Bitcoin (rede própria)

Nascimento: 9 de Janeiro de 2009

RESUMO

Embora muita gente ainda tenha dúvidas em relação aos seus fundamentos, o Bitcoin dispensa apresentações. Amplamente conhecido ao redor do planeta, capa das principais revistas e jornais, possui um valor de mercado de mais de 1 trilhão de dólares e uma cadeia extensa de usuários institucionais que, ao longo dos anos, trouxeram para o protocolo mais segurança e menor disponibilidade à volatilidade a partir de um capital sedimentado em expectativas de longo prazo. Lançado em 2009, o Bitcoin foi a primeira iniciativa bem sucedida de desenvolvimento de uma moeda digital e teve seu protocolo de programação desenvolvido com a intenção de atingir dois objetivos distintos e concomitantes: 1. criar uma reserva de valor que conseguisse transportar energia monetária de forma satisfatória ao longo dos anos; 2. desenvolver um sistema de pagamento de ponta a ponta, de usuário para usuário, sem a necessidade de intermediários centralizadores e sem a regulação de governos e bancos avalizando transações financeiras.

Nesse contexto, pode-se afirmar que o Bitcoin foi a iniciativa que possibilitou a criação desse vasto universo de novos paradigmas financeiros que são as criptomoedas, constituindo ele próprio a primeira geração de ativos financeiros  descentralizados baseados em blockchain.

O Bitcoin instituiu um novo paradigma para o mercado financeiro – equivalente à revolução que a criação da internet produziu para a informação – e possui em seus fundamentos características até então únicas:

Descentralização: o bitcoin foi concebido para ser uma moeda descentralizada – ou seja, que dispense intermediários nas transações entre as partes.

Transparência: o Bitcoin possui um código aberto que pode ser visualizado por qualquer pessoa ao redor do mundo, mas que é imutável, perene e não pode ser alterado. Seu ledger, que pode ser comparado a um enorme livro de registros público, expõe todas as transações feitas até hoje pela rede.

Mecanismo de consenso: com o mecanismo de Proof of Work (Prova de Trabalho) cada minerador precisa usar o seu poder computacional nativamente de uma máquina para conseguir validar um bloco e inseri-lo na Blockchain;

Não duplicação: Diferente de um arquivo de computador, a moeda não pode ser duplicada. Logo, não pode haver falsificação;

Deflação: O halving é uma definição no código do bitcoin que institui que, de quatro em quatro anos, a emissão de novas moedas é reduzida pela metade. Esse procedimento, gera escassez e, teoricamente, aumenta o preço do Bitcoin a longo prazo;

Privacidade: o bitcoin possui um protocolo de privacidade que suprime o nome e a identidade real de seus usuários

Autogestão: o Bitcoin não possui um proprietário, alguém que tenha interesses financeiros por trás dele e que conduza a gestão da moeda de acordo com as eventualidades de momento ou com desejos pessoais.

Dados Históricos de Altas e Baixas

Conforme demonstra o gráfico do Glassnode, o preço do Bitcoin saiu dos U$0.26 em novembro de 2010, para U$1.000,00, quatro anos depois. Durante esse período, em 2012, enfrentou seu único drawdown e uma desvalorização de 90%. Após um período de estabilidade, entre 2014 e 2016, em 2017, o preço do Bitcoin obteve um vertiginoso crescimento atingindo o pico histórico de U$20.000.

Esse período de euforia, no entanto, foi seguido por uma queda brusca que levou o ativo a se posicionar com firmeza no patamar de U$3.000. De 2018 até o início de 2020, o Bitcoin sofreu fortes alavancagens e revezes, mantendo porém um inclinação mais propensa à alta. No último meses de 2020, motivado por um contexto macroeconômico de hiperinflação e pelo clima de insegurança gerado pela crise pandêmica do covid-19, o Bitcoin teve nova expansão meteórica atingindo novamente a marca histórica de U$ 20.000 e, em seguida, já nas primeiras semanas de 2021, rompendo-a com notável facilidade para atingir o patamar de USD 33.000. Entre janeiro e Abril de 2021, a partir da continuidade da bull race de 2020, o Bitcoin atingiu marcas históricas sucessivas vezes, chegando a ser negociado no dia 14 de Abril a US 64.941,00.

A entrada de investimento institucional foi um dos motivadores desse expressivo crescimento conferindo menos volatilidade, mais solidez e aumento de confiança do mercado. De qualquer modo,  a alternância brusca entre altas e baixas deve ser observada com atenção pelos investidores, notando-se que, mesmo um ativo com mais de um trilhão de dólares de market cap, ainda pode estar sujeito a eventos abruptos de volatilidade.

Roadmap

Linha de desenvolvimento do Bitcoin e suas bases históricas:

1982-1997: O cientista da Computação, David Chaum, propõe o conceito do e-Cash e introduz o conceito de criptografia e Adam Back cria o sistema de Proof of Work;

1998: Wei Dai e Nick Szabo, divulgam as ideias das criptomoedas “Bit Gold” e “B-Money”, usando o sistema de computação matemática;

2008: Bitcoin.org é criado, e dois meses depois o whitepaper do Bitcoin é publicado.

2009: Em 9 de janeiro, é criado o bloco gênesis, ocorrida pelo programador e desenvolvedor Hal Finney

2010: Ocorre a primeira transação comercial: a compra de duas pizzas, com 10.000 Bitcoins em maio;

2011: Bitcoin chega a 1 USD.

Vantagens e Desvantagens:

Por ser o primeiro projeto bem sucedido do mundo das criptomoedas, o Bitcoin possui uma comunidade extremamente sólida, que se comporta, não raramente, como uma legião de defensores incondicionais de seu protocolo e de sua proposta de valor. Essa comunidade de pessoas físicas, hodlers,  no entanto, vem sendo gradativamente substituídas por grandes investidores do mercado financeiro, o que pode ser notado, pela crescente escassez da moeda e, como decorrência, pelo aumento expressivo do seu valor de negociação.

Apesar de ainda estar sujeito às volatilidades e oscilações, o Bitcoin sedimenta-se, aos poucos, como reserva de valor e uma alternativa para momentos de crise, insegurança e descontrole inflacionário. Nesse contexto, a expansão de sua base de usuários e o expressivo crescimento de seu market cap, reforçam sua robustez e tornam menos frequentes eventos de volatilidade e queda abrupta.

Como forma de pagamento corrente no dia-a-dia, o Bitcoin ainda se mostra uma alternativa pouco atrativa, apesar da crescente facilidade de liquidez. A rede de adotantes, à exemplo do setor de serviços e comércio, ainda é limitada, gerando alguns entraves para sua utilização. Como pontos de facilitação, já há cartões de crédito e débito disponíveis para usuários de criptomoedas, uma rede de saques (no Brasil, banco 24h) bem distribuída; além de grandes players de pagamentos digitais, como paypal, e de propiciar uma grande facilidade para viajantes em trânsito, permitindo o resgate de valores em casas de câmbio com relativa facilidade.

O alto consumo de energia e a crescente concorrência de farms de mineração descredenciam a participação de parcela majoritária da base de usuários nos ganhos da proof of work e tornam a mineração e manutenção da rede muito lentas e dispendiosas.

Feedback da comunidade

Em minha opinião esse é o grande diferencial do bitcoin. Ele não precisa ter lastro nenhum. Seu valor é toda tecnologia, todo valor agregado a ele.”, [email protected]

“Alguém interessado em finanças pode ajudar a impulsionar inovações como a moeda digital que reduz os custos de transação para que os pobres possam tomar empréstimos a 5% ao ano em vez de 15%.”, Bill Gates

“A revolução do bitcoin está ocorrendo”, Ashton Kutcher

As pessoas também assistiram

bitcoinBitcoin
$ 61,929.00
moneroMonero
$ 285.58
dashDash
$ 204.21

[email protected] Duxcripto – CNPJ: 40.703.728/0001-02