DASH

Dash (DASH)
1.61%
$ 205.45
$ 3.31
⇣ 202.21
25 Oct
⇡ 213.82

Advém de um fork da rede da rede do Bitcoin. Foi criada em janeiro de 2014 por Evan Duffield.

DADOS TÉCNICOS

Nome: Dash

Símbolo: DASH

Fornecimento total: 18.920.000

Fornecimento Circulante: 9.876.420

Exchanges Listadas: Binance, Bitfinex, Okex, Huobi Global, HitBTC, Bithumb,Kraken,WhiteBIT, Bitfinex, Vindax, Binance US, BitBank, XT, Decoin, KuCoin

Pares de Negociação Aceitos: BTC, ETH, USDT, BUSD, USDC, TUSD, USD, ETH, EUR, JPY, CNC, XRP, XBT

Categoria: Moeda/Altcoin

Setor: Pagamentos

Rede suportada: Dash (própria)

Nascimento: 18 de janeiro de 2018

RESUMO

O Dash advém de um fork da rede da rede do Bitcoin. Foi criada em janeiro de 2014 por Evan Duffield e era, originalmente, conhecida como XCoin, tendo alterado seu nome para DarkCoin, sendo, posteriormente, renomeada em definitivo como Dash – contração de Digital Cash. Dentro da estrutura corporativa, Duffield integra, hoje, o conselho estratégico e Ryan Taylor é o atual CEO.

O projeto Dash encontra, certamente, similitudes com o Litecoin, também oriundo de um fork do Bitcoin que objetivava melhorar a velocidade das transações e a escalabilidade da rede original. Porém, o Dash é um projeto extremamente dinâmico, capitaneado por programadores muito dedicados e envolvidos no ganho de acessibilidade do mercado cripto e focados em fornecer serviços significativos para seus adotantes de forma amigável e descomplicada.

Em relação às vantagens competitivas do Dash, podemos destacar:

  • Privacidade: através da opção PrivateSend os usuários da rede podem certificar-se de que suas transações e dados estão protegidas por criptografia de alto nível
  • Velocidade de Transação: a opção InstantSend permite realizar transações em até 4 segundos. O que consiste em uma vantagem bastante significativa se compararmos com a performance de outras redes.
  • Segurança: os master nodes fornecem um ecossistema financeiro seguro
  • Abrangência: você pode enviar valores para qualquer parte do mundo
  • Taxas baixas: a rede Dash oferece taxas significativamente baixas, custando pouco mais do que alguns centavos

PLANO ESTRATÉGICO

Se em em um primeiro momento, o projeto Dash definia-se com a pretensão de ser o melhor sistema de pagamento de pessoa para pessoa, oferecendo transações instantâneas, privacidade e taxas próximas a zero – em uma linha conceitual muito próxima do Litecoin – hoje, a equipe de desenvolvimento trabalha para transformar o Dash no primeiro sistema de nuvem descentralizado. Esse novo objetivo é bastante ambicioso e está balizado em quatro planos distintos:

  • Armazenamento de dados em Drive descentralizado
  • Criação de plataforma amigável
  • Inclusão de Usernames via DPNS
  • API descentralizada

MINERAÇÃO

Diferentemente do Bitcoin, onde toda recompensa por bloco minerado vai para os mineradores reponsáveis pela resolução de complexos problemas matemáticos, no Dash os novos blocos minerados são divididos de acordo com uma divisão percentual:

45% das novas moedas vão para mineradores

45% das novas moedas vão para os Master Nodes

10% odas novas moedas é distribuída para o Dash Budget System.

A moeda possui um ecossistema capaz de ser autossustentável e descentralizado, possibilitando a participação de todos através do mecanismo de proof of stake. Nesse sentido, a rede se estrutura seguindo as seguintes definições:

Masternodes/Staking: a partir de 1 Dash no masternode, você já pode verificar as transações da rede;

Governança: possuindo a moeda, você poderá votar em melhorias futuras do protocolo;

Desenvolvedores: seja um desenvolvedor da rede Dash e ganhe recompensas por descobrir bugs no código aberto;

EQUIPE

Em relação à equipe de desenvolvedores, diferentemente do Bitcoin que é gerido e modificado por voluntários, o Dash remunera seus colaboradores por qualquer contribuição que seja feita em benefício da rede como um todo.

DADOS HISTÓRICOS DE MOVIMENTAÇÃO

No ano de sua bifurcaçação, o Dash saiu de $0.6, um mês depois de seu lançamento para $12, em Junho de 2014. Em Janeiro de 2018, repercutindo a alta do BTC, alcançou sua máxima de todos os tempos: $964.

ROTEIRO DE DESENVOLVIMENTO

2014: em 18 janeiro, a Dash é oficialmente lançada;

2015: definição de governança do sistema, código remodelado;

2016: definição de escalabilidade e segurança;

2017: disponibilidade em hardwallets e cobrança de taxas baixas.

FEEDBACK DA COMUNIDADE

O Dash, por ser um projeto bem desenvolvido, possui uma gama de usuários que apoiam o projeto.

 “Pra mim a Dash é umas das melhores alternativas ao Bitcoin. Acho o projeto muito sólido e seguro.” – Daniel Alves

“Pra mim, a Dash é uma das melhores, mesmo cada uma tem uma proposta diferente” – Gabriel Amantini

“DASH é melhor e mais antiga que o Bitcoin Cash e tem o mesmo propósito. É mais bem concebida, organizada, com uma governança inovadora e que funciona. É melhor em todos os aspectos.” – Manuel Guedes

CONCLUSÃO

Ao analisarmos as características e fundamentos do Dash, percebemos que ele busca solucionar problemas atuais, em específico o desenvolvimento de uma plataforma amigável que esteja apta a receber usuários leigos e não especializados. Além de possuir um ecossistema autossustentável, o Dash exerce relações honestas com todos da comunidade de criptomoedas.

Indubitavelmente, Dash é um projeto sólido e muito bem sedimentado. Disponibiliza muito conteúdo explicativo em variadas plataforma e formatos e sua equipe é bastante proativa na explanação e defesa dos conceitos a serem implementados.

As pessoas também assistiram

bitcoinBitcoin
$ 62,168.00
moneroMonero
$ 287.12
dashDash
$ 205.45

[email protected] Duxcripto – CNPJ: 40.703.728/0001-02