ETHEREUM

Ethereum (ETH)
0.25%
$ 4,141.11
$ 10.35
⇣ 3,984.60
25 Oct
⇡ 4,147.65

Ethereum é um protocolo open source, descentralizado, de pessoa para pessoa (P2P), definido para criar aplicações sem intermediários em âmbito global.

DADOS TÉCNICOS:

Nome: Ethereum

Símbolo: ETH

Fornecimento Circulante: 115.532.789

Exchanges Listadas: Binance, CoinBase Pro, Okex, HuoBi Global, Uniswap, Kraken, Binance US, Bitstamp, Bittrex, Bitfinex, Gemini, Poliniex, CEX.IO, Upbit, Liquid e Uniswap (V2).

Pares de Negociação: BTC, USDT, BUSD, USDC, TUSD, USD, BRL, EUR, JPY, SGD, HUSD, UST, GBP, PAX.

Categoria: Blockchain

Setor: Plataforma de contratos inteligentes.

Market cap: 253.020.414.373.

ATH Market cap: 294.816.967.679 (15.04.2021).

Rede suportada: Ethereum (própria).

Nascimento: 30 de Julho de 2015.

RESUMO

Ethereum é um protocolo open source, descentralizado, de pessoa para pessoa (P2P), definido para criar aplicações sem intermediários em âmbito global. Ethereum foi criado em 2015, por Vitalik Buterin, e pode ser considerado como uma evolução da proposta conceitual definida por Satoshi Nakamoto para o Bitcoin. Dentro de um panorama histórico, pode-se dizer que Ethereum inaugurou a segunda geração de redes da blockchain.

Neste contexto, inicialmente, a rede Ethereum foi desenvolvida para acrescentar funcionalidades distintas à rede Bitcoin e, a partir desse intento, instituiu grandes avanços de inovação tecnológica que possibilitaram o desenvolvimento de contratos inteligentes, tokens de finanças descentralizadas e diversos outros produtos financeiros.

Diferente de outras redes, a blockchain do Ethereum é programável e permite que programadores de qualquer parte do mundo utilizem sua tecnologia para desenvolver novos tipos de aplicações para incorporá-las à rede. E, uma vez incluídas na rede Ethereum, essas aplicações descentralizadas (dApps) são imediatamente executadas conforme o código da programação previamente definido, tendo a blockchain Ethereum como base estrutural de segurança e robustez.

Nesse sentido, milhares de diferentes projetos já foram criados – e ainda estão constantemente sendo desenvolvidos – cada qual com uma especificidade e com diversas aplicabilidades e utilizações, à exemplo de: carteiras de criptomoedas, aplicações financeiras que te permitem realizar empréstimos, jogos, mídias sociais, criação de novos tokens, derivativos financeiros, stablecoins, identidade de sistemas, etc. Além disso, de forma semelhante a parte majoritária dos projetos cripto, o Ethereum possui sua própria moeda digital, ou token nativo: o Ether.

Em 2020, uma grande atualização da rede foi lançada: o Ethereum 2.0, com correções, novas funcionalidades, melhoria de uso, maior segurança, ganhos em termos de sustentabilidade e incrementos tecnológicos. Para tanto, a instituição de uma nova estrutura de blockchain, a rede Beacon, promete ser fundamental para criar um ecossistema mais resistente a ataques e mais rápido em relação aos protocolos de validação da rede. Parte importante desse novo sistema é a transição do modelo de mineração proof of work para proof of stake. Essa remodelagem profunda de estrutura e conceito, insere o Ethereum em uma nova fase, integrando-o à terceira geração das blockchains.

O protocolo Ethereum possui 5 pilares em sua filosofia:

Simplicidade: código de programação simples, no qual todos podem acessar;

Universalidade: utilização da matemática como método de definição e criação de contratos inteligentes;

Modularidade: o protocolo pode ser feito dentro do Ethereum ou separado dele, não interferindo na plataforma.

Agilidade: através de um consenso e uma escalabilidade bem definida, a plataforma consegue realizar uma grande quantidade de transações por segundo.

Não-censura: tudo é disponível para todos e as transações precisam ser validadas, independente da classe social dos usuários.

DADOS HISTÓRICOS DE MOVIMENTAÇÃO

Em 2015, o Ethereum chegou a perder boa parte do seu valor de mercado, recuperando-se, em 2017, quando o ETH alcançou $200. Em janeiro de 2018, obteve sua máxima histórica, de 1.400 dólares. E, no final de 2020 e início de 2021, na esteira da grande valorização do bitcoin, voltou a romper os 1.000 dólares em uma bull race vertiginosa que levou o Ether a ser negociado a US 2552,00, em 15 de Abril de 2021.

ROTEIRO DE DESENVOLVIMENTO

2011: Vitalik Buterin é introduzido à tecnologia Blockchain, aos 17 anos de idade, e torna-se co-Fundador do Bitcoin Magazine;

2013: Lançamento do whitepaper do Ethereum;

2014: Vitalik Buterin lança venda de tokens Ether (tokens ethereum) e arrecada $18 milhões;

2015: Primeiro projeto lançado na Blockchain do Ethereum, o Frontier.

2018: Máxima de todos os tempos: 1.400 dólares.

2020: Lançamento do Ethereum 2.0

2021: ETH volta a quebrar a barreira dos 1.000 dólares

2021: ATH – US 2552,00

FEEDBACK DA COMUNIDADE

Assim como o Bitcoin, o Ethereum – segunda moeda mais famosa do mundo – tem um ótimo feedback da comunidade – que é composta por uma gama bastante distinta de perfis: matemáticos, bilionários, grandes investidores, cripto-anarquistas, pesquisadores, economistas etc.

“Mesmo o Bitcoin sendo a primeira moeda e a mais popular, o Ethereum é seu maior concorrente, ao lado de Ripple e USDT. Espero que as três primeiras moedas sejam mais competitivas no próximo ano.” – Banser

“O Bitcoin é a moeda mais popular e tem a maior comunidade. Vejo que ele será permitido e aceito em vários países. Talvez quando o ethereum puder ser tão popular como o bitcoin, isso aconteça também, mas talvez isso demore vários anos. O Ethereum 2.0 é uma boa tecnologia e muitos investidores estão muito entusiasmados em usar esta moeda.” – Lendary1979

CONCLUSÃO

Ao analisarmos as particularidades e os fundamentos do Ethereum, percebemos que ele é composto de grande solidez teórica e possui uma equipe de desenvolvedores extremamente competente para desenvolver tecnologias inovadoras e solucionar problemas que ainda comprometem o mercado cripto. Além disso, Ethereum possui respaldo de grandes parcerias institucionais no campo financeiro e de uma comunidade ativa, o que lhe confere boa resiliência contra eventuais circunstâncias desfavoráveis. Ethereum é, enfim, uma plataforma que propicia um ecossistema único, sem fronteiras, capaz de criar soluções transformadoras e que pode ser facilmente programado e acessado por qualquer pessoa.

As pessoas também assistiram

bitcoinBitcoin
$ 61,929.00
moneroMonero
$ 285.58
dashDash
$ 204.21

[email protected] Duxcripto – CNPJ: 40.703.728/0001-02