LITECOIN

Litecoin (LTC)
2.63%
$ 193.47
$ 5.09
⇣ 186.21
25 Oct
⇡ 198.58

Consiste em uma rede p2p, descentralizada, baseada em criptografia open source, permitindo a realização de transferências e pagamentos em âmbito global.

DADOS TÉCNICOS

Nome: Litecoin

Símbolo: LTC

Fornecimento total: 84,000,000

Fornecimento Circulante: 66.093.798

Exchanges Listadas: Binance, Bitfinex, Okex, Huobi Global, Bitcoin.com Exchange, HitBTC, Bithumb,Kraken,WhiteBIT, crypto.com, Waves Exchange

Pares de Negociação: BTC, USDT, BUSD, USDC, TUSD, USD, EUR, JPY, SGD, GBP, PAX, ETH, BCH, SXC, DAI, UST

Categoria: Altcoin

Setor: Pagamentos

Rede suportada: Litecoin (própria)

Nascimento: Outubro de 2011

RESUMO

Criada por Charlie Lee, funcionário da Google, no dia 7 de outubro de 2011, a LiteCoin é um projeto que se assemelha muito ao Bitcoin, tanto em termos técnicos quanto conceituais. Consiste em uma rede p2p, descentralizada, baseada em criptografia open source, permitindo a realização de transferências e pagamentos em âmbito global. Seus desenvolvedores, no entanto, visavam empreender algumas melhorias ao protocolo original do Bitcoin, oferecendo três diferenças fundamentais para seus usuário:

Maior velocidade de processamento: a rede litecoin processa um bloco a cada 2,5 minutos, ao invés de um bloco a cada 10 minutos, como é o caso do Bitcoin. Ou seja, é 4 vezes mais rápida.

Maior disponibilidade: a rede Litecoin está programada para produzir 84 milhões de Litecoins, o que representa um número quatro vezes superior ao da rede Bitcoin.

Menor discrepância no processo de mineração: esse atributo tem o intuito de impedir que haja uma disparidade muito grande entre a mineração realizada em GPU, FPGA e ASIC e a mineração em CPU – permitindo que usuários operando computadores comuns consigam participar do processo de mineração.

A implementação desses diferenciais faz com que a Litecoin consiga diminuir as taxas de transação, reduzindo-as a próximo a zero, permitindo que seja também mais veloz e eficiente do que a rede Bitcoin.

Importante notar que a Litecoin posiciona-se como não como uma rival do Bitcoin, mas como uma ferramenta complementar. Como sentencia o próprio fundador da rede: “O Litecoin é a prata em relação ao ouro do Bitcoin”. Nesse sentido, possui considerável suporte da indústria e um bom volume de transações e liquidez.

LITECOIN

O ecossistema que envolve a Litecoin busca otimizar o processo de adoção da criptomoeda como forma de pagamento, sendo que o projeto ramifica-se em três diferentes suportes:

Litecoin Foundation: uma fundação sem fins lucrativos que busca facilitar e educar através de conhecimentos sobre a moeda;

Desenvolvedores: voluntários buscam melhorar o código e ajudar nas transações para que elas sejam sempre rápidas;

Mineradores: ganham recompensas por cada validação de bloco em Litecoin.

HISTÓRICO DE MOVIMENTAÇÃO

Apesar de ter sido criada em 2011, um maior volume de negociações começa a aparecer somente em Abril de 2013, quando a moeda chegou a cotar $185. Além disso, sua máxima histórica ocorreu em 17 de Dezembro de 2018, após o desenvolvimento do projeto tomar novos caminhos e custar $360.

ROTEIRO DE DESENVOLVIMENTO

2011: ex engenheiro da Google e Coinbase, Chain Lee, realiza o fork do Bitcoin;

2016: Litecoin Foundatione e equipe de desenvolvimento se juntam para levar a moeda a

ATM’s;

2017: Chain Lee deixa a Coinbase e funda oficialmente a Litecoin Foundation.

2018: all-time high

FEEDBACK DA COMUNIDADE

Por ser um projeto de certo modo antigo e bem sedimentado, ele tem um ótimo feedback da comunidade e desperta o interesse de muitos investidores:

“Litecoin é a melhor moeda.” – tmak421

“A melhor parte é que o PayPal é uma das únicas coisas com que não tenho absolutamente nada a ver. Litecoin cresceu. O PayPal decidiu adicionar Litecoin por conta própria, não por minha causa, mas porque o Litecoin foi testado pelo tempo, pois tem liquidez e adoção.” – Chain Lee

CONCLUSÃO

Ao analisarmos as características e fundamentos da Litecoin, percebemos que as suas aplicações de pagamentos objetivam efetivar transações rápidas e sem intermediários globalmente, assim como o Bitcoin. Porém, de forma mais rápida, barata e eficiente. Além disso, a rede possui uma programação matemática contundente, ofertando um ecossistema seguro para seus adotantes.

As pessoas também assistiram

bitcoinBitcoin
$ 61,965.00
moneroMonero
$ 285.90
dashDash
$ 205.44

[email protected] Duxcripto – CNPJ: 40.703.728/0001-02